30.4.06

Índice de artigos Abril/2006

O melhor substituto para o Outlook Express: Mozilla Thunderbird

RSS, feeds, syndication, o que é isto afinal?

Segurança nos mensageiros instantâneos

Baixando e convertendo vídeos do Youtube

Convites do Gmail

Sicronize o Google Calendar usando seu iPod

Ganhe produtividade com dois monitores

Acelere a naveguação web de seu celular

Tutoriais de Excel

Afinal, o que é AJAX?

Instale o iPod no seu carro sem CD player

Como nivelar o volume dos MP3

Grave músicas de rádios online

Converta vídeos 3gp de celular

Crie seu Videoblog

Usando o Virtual PC

Integrando Outlook com o Messenger

Limpando o Micro

Office on line

Lista de software grátis

Elimine o novo bug do Internet Explorer

Para Webmaster, Webdesigners e Desenvolvedores, 167 ferramentas online

Software grátis: Imagens e Gráficos

Navegue pela web anonimamente

Ubuntu, o Linux fácil

Guia de busca avançada para o Google

Passo a passo de como rodar o XP no Mac Intel via Boot Camp

Software grátis: Áudio

Como economizar na impressão

Software grátis: Antivírus

Aumente a memória do Mac Mini

Baixe vídeos do Youtube e Google Video

Aprenda a redimensionar imagens digitais

Use o Messenger com segurança

Fotografe imagens de sua televisão

Configurando o Outlook Express para usar o Gmail

Ajuste fino do Windows XP

Desbloqueio grátis de celular GSM


O melhor substituto para o Outlook Express: Mozilla Thunderbird

Não é nenhuma novidade que o e-mail é hoje um dos recursos da Internet mais utilizado e importante. Um resultado esperado, quando observamos a flexibilidade e rapidez alcançada na troca de informações entre pessoas localizadas em qualquer lugar do planeta. Facilita muito o fato da mensagem chegar de forma quase instantânea e o destinatário não precisar necessariamente estar “on-line” quando fazemos o envio do texto. É só lembrar que antes do e-mail, “conversar” com outras pessoas distantes ou era demorado (por carta) ou caro (por telefone).

Devido a estas características, uma verdadeira legião de internautas ficou “dependente” das suas “caixas de entrada de mensagens”. Estes, simplesmente, não conseguem mais ficar longe de um ponto de acesso onde possam acompanhar, e responder, suas mensagens. Mas neste mundo do e-mail nem tudo é perfeito. A quantidade de mensagens não solicitadas (SPAM) recebidas é cada vez maior, assim como os scams ou phishing, aqueles e-mails que escondem vírus ou golpes pela Internet.

Pois se você procura uma ferramenta de fácil uso mas com muitos recursos para ler os seus e-mails, é bom dar uma olhada no Thunderbird(continue lendo).



Via iMasters

27.4.06

RSS, feeds, syndication, o que é isto afinal?

Há muitos blogs interessantes. Os dos amigos e colegas, os dos familiares, ou aqueles aos quais, simplesmente, achaste piada em alguma altura. E há, também, muitos sites que não parecem, à primeira vista, "blogs", mas que têm um formato semelhante.

Isto cria, no entanto, um problema: visitar todos os blogs que te interessam acaba por se tornar moroso, quase um "trabalho". Mesmo usando bookmarks (ou "favoritos", no Internet Explorer), visitar 20, 50, 100 sites por dia, para ver quais têm novidades, não é algo rápido, nem fácil, nem divertido.

Um agregador de feeds resolve isto(continue lendo).

Segurança nos mensageiros instantâneos

Poucas coisas revolucionaram tanto o uso da Internet quanto os comunicadores instantâneos. Atualmente, seu uso é tão difundido que muita gente praticamente substituiu o “batido” e-mail por programas como MSN Messenger, AIM (AOL Instant Messenger), Google Talk e o pioneiro ICQ na hora de falar com as pessoas ao redor do mundo. E, para continuar atraindo usuários, tais aplicativos também modernizam-se a cada dia, com recursos como troca de arquivos via pasta de compartilhamento, tráfego de voz via VoIP e uso de webcams.

Mas, como tudo no mundo da tecnologia, os chamados “instant messengers” também são alvos de hackers e crackes, que estão sempre em busca de alguma vulnerabilidade infectar o PC alheio com worms e pragas virtuais do gênero. Confira agora como se precaver de eventuais ataques e continuar a usar o seu comunicador com o máximo de tranqüilidade(continue lendo).



Via WNews

26.4.06

25.4.06

Convites do Gmail

Com uma conta do Gmail, além do email com quase três giga de espaço, você tem acesso ao Google Calendar, ao Google Page, e muitos outros serviços.

Para conseguir seu convite do Gmail, envie uma mensagem:

Sicronize o Google Calendar usando seu iPod

O programa getCals consegue baixar sua lista de calendários e sincronizar com seu iPod. Isso é maravilhoso, mas tem lá seus limites. A configuração é um pouco "manual" de mais ainda, além do programa ser simples(continue lendo).



via Google Underground

Ganhe produtividade com dois monitores

Hollywood adora mostrar que um escritório ou sala de controle militar são tecnologicamente avançados enchendo as mesas e paredes de telas de computador. Das mesas dos técnicos da CTU, do seriado 24 Horas, às bases de lançamento de foguetes da Nasa, passando pelas salas de investidores bilionários, parece que não dá para levar a sério ninguém que esteja limitado a um único monitor. Basta dizer que o próprio Bill Gates revelou, recentemente, que trabalha com três!

Na vida real, múltiplos monitores são parte do dia-a-dia de produtores de vídeo, operadores de aplicações de renderização 3D e webdesigners mais abastados já há algum tempo. Só que, cada vez mais, vêm se tornando acessíveis até para o micreiro doméstico, que em alguns casos já pode duplicar sua área de trabalho pelo preço de um monitor comum, ganhando produtividade, nos aplicativos de escritório, e realismo, nos jogos compatíveis com múltiplas telas(continue lendo).



via WNews


24.4.06

Acelere a naveguação web de seu celular

Quem usa PDAs e celulares sabe que acessar sites não é nenhuma maravilha. Pagar R$6,00 por Megabyte trafegado também não ajuda. Então que tal diminuir o peso das páginas? Acesse o Proxy do Google, coloque a página que deseja transformar em algo mais leve e navegue normalmente(continue lendo).

Via Meio Bit

Tutoriais de Excel

Quinze apostilas sobre o a planilha eletrônica Excel

Via agatetepê


Tags:
  • ,
  • 22.4.06

    Afinal, o que é AJAX?

    Sempre que um assunto entra em voga, aparece um monte de gente perguntando as mesmas perguntas de sempre. E, quando eu já estudei alguma coisa sobre o assunto, eu sempre tento, inutilmente, é verdade, escrever um artigo que elimine as dúvidas iniciais e mostre o "camino das pedras" para quem só ouviu falar naquilo e quer saber o que é, pra que serve, e ter uma idéia de como se faz.

    Este artigo é uma tentativa dessas. O assunto é Ajax. Ajax é a sigla para "Asynchronous Javascript and XML"(continue lendo).

    via Tableless


    Tags:
  • ,
  • 21.4.06

    Instale o iPod no seu carro sem CD player

    Provavelmente você ou um amigo que já sofreu a desagradável surpresa de ter o equipamento de som do carro roubado. Mas se você tem um iPod - ou qualquer aparelho sonoro como um walkman, discman ou até um tocador de MP3 - vai poder se livrar da dessa preocupação.(continue lendo).


    via WNews

    Como nivelar o volume dos MP3

    Há programas que padronizam o volume de todas as faixas de MP3 de uma biblioteca de música de uma vez, mas usá-los nem sempre é a melhor saída. Ao alterar um arquivo MP3 ou WMA você reduz a qualidade sonora do arquivo. Felizmente, muitos players de áudio podem nivelar o volume na execução, mas essa função precisa ser configurada(continue lendo).


    Tags:
  • ,
  • 20.4.06

    Grave músicas de rádios online

    O pessoal que ouvia rádio em aparelho de som (portáteis ou não), muitas vezes quando ouviam uma música legal no rádio imediatamente colocavam uma fita K7 no gravador e começava a gravar... Só que de um tempo para cá, tudo mudou!!!! Raros são os aparelhos de som que possuem gravador de K7, raros até os que possuem LEITOR de K7, e acho que com a invasão do CD, até no carro (que é onde o pessoal mais ouvia as fitas), o K7 está sumindo... Com esta situação ficamos meio no "impasse".

    O que fazer então quando ouço uma música legal? Como gravar? Ficar procurando na internet pelo nome da música "chutando"? Infelizmente nem sempre temos o nome da música ou do artista. Com a proliferação da Internet, da Banda Larga, da Rádio Internet, e por fim do CD, cada vez fica mais difícil gravar uma música para ouvir depois ou querer saber mais dela! Bom, voltando então ao nosso tema: como gravar uma música a partir de uma rádio da internet?

    Existem vários programas que fazem isto, o nome desta atividade em inglês é streaming rip(continue lendo).


    Tags:
  • 19.4.06

    Atualizada lista de aplicações online

    Office na web, 28 aplicações e contando ;-)


    Tags:
  • ,
  • Converta vídeos de celular

    Com o advento dos telefones que filmam, PDAs com câmeras e máquinas digitais capazes de produzir filmes relativamente decentes, produzir filmes se tornou fácil. Difícil é se livrar do formato quase proprietário .3GP que a Nokia iniciou e todo mundo foi atrás. Com este tutorial você aprenderá a converter os vídeos de seu celular em algo mais portável, além de se livrar daqueles Quicktimes esquisitos que também infestam a rede(continue lendo).



    18.4.06

    Crie seu Videoblog

    A frase de Glauber Rocha de que, para fazer um filme, basta uma idéia na cabeça e uma câmera na mão nunca foi tão atual. Com o surgimento dos videoblogs – diários virtuais que hospedam vídeos – qualquer um pode bancar o Silvio Santos, produzir filmes caseiros ou, ainda, gravar o aniversário do filho e, depois, publicar tudo na internet para os amigos verem.

    A idéia nasceu no final de 2000 pelas mãos do professor australiano Adrian Miles, do Royal Melbourne Institute of Technology. “Eu possuía um monte de vídeos em casa e resolvi postá-los na web”, diz ele, que à sua criação deu o nome de videoblog – ou vlog(continue lendo).

    17.4.06

    Usando o Virtual PC

    O Virtual PC, da Microsoft, é um programa que emula um computador dentro do seu Windows. Assim sendo, em uma janela será possível abrir outro sistema operacional, como Windows, Linux, MS DOS, e até criar um HD virtual, que será um arquivo salvo dentro da partição de seu Windows mesmo, podendo ser formatado com qualquer sistema de arquivos, sem interferir no sistema real. Resumindo, é possível usar um sistema FAT32, ReiserFS etc., dentro de um HD formatado em NTFS, por exemplo. O Virtual PC é muito útil para empresas, testes de vírus, aprendizado e para rodar sistemas antigos(continue lendo).


    Tags:
  • ,
  • 15.4.06

    Integrando Outlook com o Messenger

    O programa de e-mail Outlook, que faz parte do Office, permite que você saiba se o remetente de um e-mail que recebeu ou alguém da sua lista de contatos está online ou offline se ele fizer parte da sua lista de contatos do Messenger.

    Se a pessoa estiver online , pode iniciar um chat com ela a partir do próprio Outlook.(continue lendo).



    14.4.06

    Limpando o Micro

    Todo mundo que usa o Windows sabe que de tempos em tempos precisamos executar uma limpeza no sistema para remover programas que não estão sendo usados de modo a não apenas liberar espaço no disco rígido, mas também para fazer com que o Windows rode mais rápido e mais estável. Este tutorial é um guia passo-a-passo que mostra como você pode dar uma geral em seu micro para deixá-lo "tinindo".

    Existem vários programas comerciais disponíveis no mercado que podem ajudá-lo com esta tarefa. Em nosso tutorial, decidimos usar apenas programas gratuitos e ferramentas que vêm com o Windows(continue lendo).


    Tags:
  • Lista de software grátis

    Antivírus

    Áudio

    Imagens e Gráficos

    Segurança

    Vídeo


    Sujestões para a lista? Deixe um comentário.



    13.4.06

    Elimine o novo bug do Internet Explorer

    Uma das últimas falhas de segurança do Internet Explorer, ainda de longe o mais utilizado navegador da Internet, recebeu grande destaque da mídia especializada. Não poderia ser diferente dado seu nível de gravidade. Afinal, a vulnerabilidade, cujo nome técnico é ”Execução Remota de Código ‘CreateTextRange’”, permite que crackers, os hackers criminosos, assumam o controle quase total de uma máquina caso o usuário esteja logado no modo administrador, só para citar um exemplo.

    Basicamente, esse defeito crítico do IE, que afeta desde a versão 3 até a beta 7, mesmo que instaladas em sistemas com todas as atualizações de segurança, se relaciona com os controles Active X e Java Scripts presentes no IE. Esses recursos permitem ao browser executar códigos e programas automaticamente (como banners em Flash e arquivos que acessam o Windows Media Player, por exemplo) sem qualquer interferência do usuário(continue lendo).



    12.4.06

    Para Webmaster, Webdesigners e Desenvolvedores, 167 ferramentas online*

    *artigo em inglês

    167 ferramentas online gratuítas para programação, design, desenvolvimento, otimização, etc.

    Software grátis: Imagens e Gráficos

    Edição:
    Gimp
    Paint.NET

    Desenho Vetorial:
    SodiPodi
    DrawPlus
    Inkscape

    Visualização:
    Irfanview
    XnView
    Picasa




    11.4.06

    Navegue pela web anonimamente

    A ação de navegar anônimo na Internet impede que o site que você acessa identifique qual é o endereço IP do seu computador e com isto não deixa que saibam qual o seu país ou provedor que você está utilizando. Também ajuda a não deixar que instalem arquivos indesejados no disco rígido.

    Várias ferramentas já estão disponíveis para tornar você anônimo na net(continue lendo).

    Ubuntu, o Linux fácil

    Quem nunca ouviu falar do Linux ? Inimigo do Windows, o sistema operacional que traz o pingüim como símbolo vive a “síndrome do ganhador de loteria”: todo mundo sabe que existe, mas ninguém nunca viu. Afinal, quantas pessoas você conhece que já o instalaram?

    Pois saiba que há uma versão do Linux quase tão simples de usar quanto as janelinhas de Bill Gates, com um visual incrementado e aplicativos de alto nível. Você pode colocá-la no seu micro junto com o Windows – ou rodá-la direto de um CD, sem configurações complicadas. A “mágica” chama-se Ubuntu(continue lendo).

    10.4.06

    Guia de busca avançada para o Google

    Guia de Referências Rápidas para os Operadores de Busca no Google, um guia completo para os parâmetros de busca do Google. Além de fornecer explicação para cada parâmetro, o site também contém uma ficha com o resumo de todos os termos mais utilizados no buscador.


    Tags:
  • Passo a passo de como rodar o XP no Mac Intel via Boot Camp

    O novo Boot Camp, lançado pela Apple Computer, permite instalar e rodar nativamente o sistema operacional Windows XP SP2, da Microsoft, em computadores Macintosh com processador Intel.

    O Windows XP será instalado em uma partição diferente da do Mac OS X no disco rígido, portanto não é preciso temer riscos de danos ou confusão na instalação original.

    O Assistente do Boot Camp simplifica a instalação do Windows ajudando o usuário a criar uma partição Windows no disco rídigo e gravar um CD ou DVD com os drivers que capacitam o Windows XP a funcionar no Mac Intel. Depois, o assistente reinicia o Mac usando o disco de instalação do Windows XP para que a instalação seja feita.(como faço).

    9.4.06

    8.4.06

    Como economizar na impressão

    Dez dicas práticas para economizar tinta e papel e evitar gastos desnecessários com manutenção(continue lendo).




    Software grátis: Antivírus

    Anti-Vir
    Avast!
    AVG

    7.4.06

    Aumente a memória do Mac Mini*

    *artigo em inglês

    Veja como trocar o pente de memória DIMM do Mac Mini por outro de maior capacidade



    Baixe vídeos do Youtube e Google Video

    Você pode gravar no seu micro os vídeos hospedados em serviços como o Youtube e o Google Video, basta usar alguma das ferramentas online que surgiram para facilitar o download; as mais conhecidas são o Keepvid e o Video Downloader. Para assistir os aquivos baixado ou qualquer outro em formato .flv use o programa FLV Player.



    6.4.06

    Aprenda a redimensionar imagens digitais

    O grande atrativo das novas câmeras de 6 megapixels ou 8 megapixels é a qualidade sem paralelos de suas imagens e a habilidade de produzir impressos do tamanho de pôsteres. Não há nada de errado em tirar fotos com a câmera configurada para a resolução máxima e, depois, simplesmente compartilhar essas imagens com os amigos e familiares. Todo mundo faz isso com freqüência. Mas essa prática tem uma desvantagem. Se você tentar anexar uma imagem de 2 MB a um e-mail, por exemplo, você vai se pegar tamborilando com os dedos na mesa enquanto espera pelo upload(continue lendo).

    5.4.06

    Use o Messenger com segurança

    Uma das ameaças para qualquer empresa ou usuário dos comunicadores instantâneos é quando um hacker utiliza as próprias características técnicas da solução para ter acesso às informações da vítima. De acordo com Denny Roger, diretor da empresa de segurança Batori Software & Security, qualquer comunicador instantâneo utiliza uma determinada porta (isso varia de solução para solução) de comunicação. Essa porta deve estar liberada no sistema de segurança (firewall) para que o programa funcione corretamente. “O hacker precisa apenas ter uma lista de “amigos” que utilizem o programa de comunicação instantânea para enviar um cavalo-de-Tróia(continue lendo).

    4.4.06

    Fotografe imagens de sua televisão

    Muito provavelmente você já tentou tirar fotografias de imagens da tela de sua televisão. E é ainda mais provável que você tenha enfrentado dificuldades para conseguir um bom resultado. A maioria das tentativas mais simples terminam produzindo algo como a imagem ao lado. Por que?

    Bem, a imagem de uma televisão comum é gerada da parte de cima da tela para a extremidade inferior, uma linha por vez. A atualização acontece cerca de 30 vezes por segundo. Sendo assim, é fácil de perceber o que deu errado: a foto foi tirada com uma velocidade do obturador muito rápida, de modo a capturar a TV no meio do ato de formação da imagem.

    Felizmente, a solução é simples(continue lendo).




    Configurando o Outlook Express para usar o Gmail

    Se você tem uma conta do Gmail, certamente, usa o navegador para acessar sua caixa postal para ler mensagens ou enviar novas.

    Com os procedimentos descritos nesse artigo, você aprenderá como configurar o Outlook Express, que possui o ícone na cor azul, para enviar receber e-mails(continue lendo).





    3.4.06

    Ajuste fino do Windows XP

    Dicas para você personalizar, alterar configurações e melhorar a performance do seu Windows XP(continue lendo).

    2.4.06

    Desbloqueio grátis de celular GSM

    Neste artigo ensino a desbloquear telefones Nokia, Samsung, LG e mais um monte de marcas, sem cabos, softwares caros e principalmente pagando a absurda taxa de R$100,00 cobrada pelas operadoras. NÃO é uma prática ilegal, muito menos antiética.

    Com esse bloqueio somente chips de uma operadora específica funcionam no aparelho. Um aparelho da Claro está liberado para funcionar com chips da Claro somente, e por aí vai. Assim, o usuário não pode utilizar seu aparelho subsidiado com chips de terceiros. Isso não é justo(continue lendo).