28.2.06

Índice de artigos Fevereiro/2006

Usando atalhos de teclado no Gmail

Office na Web III, o retorno de Jedi ;-)

Office na Web 2, a missão

Para editar arquivos MP3

Office na Web: Você ainda usa MS Office pirata?

Como encontrar MP3 no Google

Como escolher seu handheld

Para converter uma partiçao de disco de FAT32 para NTFS




Usando atalhos de teclado no Gmail

Eles estão lá e estão ganhando cada vez mais espaço devido à difusão da Web 2.0. Os atalhos no teclado estão invadindo alguns sites e estão realmente facilitando a vida dos usuário, mas, quantos os utilizam?

Você sabia que a interface em inglês do Gmail tem aproximadamente 25 atalhos no teclado(continue lendo).

27.2.06

Office na Web III, o retorno de Jedi ;-)

O Thumbstacks.com é o aplicativo que faltava para completar nossa suíte de escritório online, um gerador de apresentações. Suportado por qualquer navegador(IE, Firefox, Opera, Konqueror e Safari), possue ferramentas básicas de desenho, permitindo colar texto e importar imagens.

Veja uma demonstração do Thumbstacks.

25.2.06

Office na Web 2, a missão


No post anterior apresentei a planilha online iRows, que muito limitada não é la muito útil. Diferente desta, a Num Sum me surpreendeu, pois tem suporte a fórmulas e várias opções de formatação das células, além é claro, das já manjadas funções colaborativas. Vale a pena experimentar.

19.2.06

Para editar arquivos MP3

Se você tem uma MP3 ripada que está com algum buraco ou o volume não está muito alto, o que você precisa é de um editor de arquivos de áudio, mas é difícil achar um editor de áudio gratuito e com funções boas. Neste tutorial veremos as principais funções do MP3DirectCut, um editor de arquivos MP3 com as principais funções necessárias, e totalmente grátis(continue lendo).

17.2.06

Office na Web: Você ainda usa MS Office pirata?

Se disser que sim é por pura preguiça de procurar alternativas, pois tenho usado o gratuíto BROffice 2.0 e o mesmo tem se mostrado funcional totalmente compatível com a suíte da Microsoft.

Com o advento do conceito Web2.0 e a grande leva de aplicativos online baseados em AJAX surgidos recentemente, duas dessas novas ferramentas que passaram quase desapercebidas prometem substituir as principais funções do Office: Processador de textos e Planilha de Cálculos. Vejamos se estes serviços cumprem o que prometem.


Writely, o Word online


O editor de texto Writely tem uma interface intuitiva e as principais ferramentas de formatação encontradas em softwares do gênero, além de possuir funções colaborativas, compartilhamento de arquivos, importação de documentos do Word, possibilidade de postagem direta em blogs(MovableType e WordPress), além de salvar em .pdf e .doc Leia mais a respeito do Writely.


iRows, seu Excel em qualquer lugar


O iRows se propõe a ser, nas palavras dos criadores do site, uma planilha simple de usar, segura e sem necessidade de instalar e atualizar.

Apesar de bem intecionada, nossa planilha online não é tão sofisticada quanto o seu colega editor de textos, apesar de também possuir funções colaborativas e de compartilhamento é nos recursos e fórmulas que a coisa desanda. O iRows ainda não permite a importação de arquivos e não dispõe de fórmulas sofisticadas para uso nas planilhas.


Conclusão: Para a criação de textos, o uso do Writely permite prescindir de um software rodando localmente, quanto aos cálculos em planilhas, a Calc do BROffice 2.0 continua sendo uma opção melhor.

11.2.06

Como encontrar MP3 no Google

Os robôs do Google indexam todo o conteúdo livre que acham pela frente. Assim, além de páginas web e vários formatos de arquivos, o motor consegue indexar pastas inteiras com mp3, filmes, livros e documentos.

Muitas pessoas têm diretórios em seus servidores somente para armazenar e compartilhar mp3. Como o Google vasculha tudo, ele acaba encontrando esses diretórios e indexando-os. Para achá-los, basta usar os parâmetros certos, e discografias inteiras de alguns artistas podem ser encontradas pelo buscador(continue lendo).

6.2.06

Como escolher seu handheld

Diante das dezenas de configurações disponíveis, a tarefa de escolher um handheld adequado ao seu bolso e às suas necessidades acabou se tornando um tanto quanto árdua. Existem poucas empresas atuando nesse mercado. Uma delas, a Palm trabalha com o sistema operacional Palm OS. HP e Dell usam o Windows Mobile, da Microsoft, em seus handhelds.
Para ajudá-lo a decidir qual o melhor handheld (PDA, palm ou computador de mão) para o seu estilo de vida ou de trabalho (continue lendo)

2.2.06

Para converter uma partiçao de disco de FAT32 para NTFS

Para o Windows acessar os dados que estão no disco rígido, ele deve seguir uma método de acesso conforma a formatação que foi realizada no disco. Os sistemas Windows 2000 e XP, conseguem acessar tanto o padrão FAT32 que vinha sendo utilizado anteriormente pelo Windows 98, bem como o padrão NTFS, que é uma formatação mais estável, mais segura, implementa características avançadas de segurança, e utiliza o espaço disponível no disco de forma mais eficiente desperdiçando menos blocos do disco (continue lendo).