17.2.06

Office na Web: Você ainda usa MS Office pirata?

Se disser que sim é por pura preguiça de procurar alternativas, pois tenho usado o gratuíto BROffice 2.0 e o mesmo tem se mostrado funcional totalmente compatível com a suíte da Microsoft.

Com o advento do conceito Web2.0 e a grande leva de aplicativos online baseados em AJAX surgidos recentemente, duas dessas novas ferramentas que passaram quase desapercebidas prometem substituir as principais funções do Office: Processador de textos e Planilha de Cálculos. Vejamos se estes serviços cumprem o que prometem.


Writely, o Word online


O editor de texto Writely tem uma interface intuitiva e as principais ferramentas de formatação encontradas em softwares do gênero, além de possuir funções colaborativas, compartilhamento de arquivos, importação de documentos do Word, possibilidade de postagem direta em blogs(MovableType e WordPress), além de salvar em .pdf e .doc Leia mais a respeito do Writely.


iRows, seu Excel em qualquer lugar


O iRows se propõe a ser, nas palavras dos criadores do site, uma planilha simple de usar, segura e sem necessidade de instalar e atualizar.

Apesar de bem intecionada, nossa planilha online não é tão sofisticada quanto o seu colega editor de textos, apesar de também possuir funções colaborativas e de compartilhamento é nos recursos e fórmulas que a coisa desanda. O iRows ainda não permite a importação de arquivos e não dispõe de fórmulas sofisticadas para uso nas planilhas.


Conclusão: Para a criação de textos, o uso do Writely permite prescindir de um software rodando localmente, quanto aos cálculos em planilhas, a Calc do BROffice 2.0 continua sendo uma opção melhor.