26.10.06

iPod Shuffle: Solucionando o error 1418



Importante:

Se você tem um iPod Shuffle de 1ª geração, por enquanto não instale o iTunes 7.

Se você instalou e não teve problemas, parabéns ;-)

Se você atualizou o iTunes e o Shuffle e seu ipod não funciona mais, leia o restante do post:


Recentemente comecei a ter problemas de sincronização de meu iPod Shuffle, e pesquisando na internet descobri a dimensão do problema, milhares de aparelhos aparentemente inutilizados e nenhuma solução á vista . :´-(

Aparentemente o problema é causado pelo iTunes 7, que teve adicionada a função de atualizar o software dos iPods. Quando o iTunes tenta atualizar o iPod e por algum motivo a instalação é interrompida, o software do Shuffle fica corrompido. Começam a surgir mensagens de erro com o código 1418. No aparelho, ao se pressionar o play, surgem os leds alernando as cores(verde e âmbar) como na figura do topo do post.

Alertado pelo Gui Leite, ví que a Apple havia lançado um software e uma página com instruções para restaurar o iPod. Muitos usuários conseguiram ressucitar seus players com o iPod shuffle Reset Utility, mas infelizmente não foi o meu caso. Fiz várias tentativas de instalar o Reset Utility mas todas deram erro.

Como último recurso, para não ficar mais tempo sem meu iPod, resolví experimentar um hack para o Shuffle que tinha visto tempos atrás, o iShuffle. O objetivo inicial desse software era poder carregar músicas em qualquer computador, sem utilizar o iTunes. Depois do problema com o erro 1418, o iShuffle começou a xer utilizado como alternativa de conserto, enquanto não surge uma solução definitiva.

Utilizei o procedimento descrito abaixo no meu Shuffle com sucesso:

Faça o download do arquivo iShuffle-Without-iTunes.zip no site do iShuffle.Formate o iPod no sistema FAT (tem que ser FAT 16, não o FAT 32). Descompacte o conteúdo do arquivo zip para seu iPod. Arraste as músicas para a pasta Music e execute o arquivo iShuffle.exe. Toda vez que um arquivo de música for adicionado ou retirado, é necessário executar o iShuffle.exe.



Technorati Tags: , , , ,