1.6.06

Software grátis: The GIMP, tutorial em 2 partes

Nos últimos anos os programas de código aberto entraram na moda. O sistema operacional Linux é o exemplo mais famoso, mas serve para muito pouco sozinho – sua utilidade só aparece mesmo depois que instalamos as ferramentas de produtividade. E, quando falamos em aplicativos open-source, o pacote de escritório OpenOffice, e o navegador Firefox, vêm logo à cabeça – afinal, não é para escrever e navegar na Internet que a maioria dos usuários mais usa o computador?

O que pouca gente sabe é que esses programas estão longe de serem exemplos de pioneirismo em código aberto. O título, segundo a Wikipedia, vai para o software de tratamento de imagens GIMP, abreviatura de GNU Image Manipulation Program, que acaba de completar dez anos de vida. Suas origens, naturalmente, estão no mundo Linux, mas desde 1997 a versão para Windows vem sendo desenvolvida em paralelo.

O GIMP, atualmente em sua edição 2.2, não é a coisa mais fácil do mundo de usar – principalmente por quem já está acostumado ao Photoshop ou equivalente. Também não é o programa de tratamento de imagens mais poderoso do mundo, mas é definitivamente o mais barato – totalmente gratuito – dos aplicativos de nível profissional(continue lendo).

Segunda parte do tutorial aqui.



Via WNews