6.5.06

Renomeando arquivos em lote no Windows XP

Imagime isso: Você descarregou de sua câmera para seu PC todas aquelas fotos com nomes estranhos. Mas melhor que deixá-los com os nomes como IMG0484.jpg, você gostaria de ter títulos descritivos como fotosdorevellion1.jpg. Soa bem melhor, mas renomear manualmente centenas de arquivos no Windows, um de cada vez, é um saco.

Esta é a maneira mais fácil renomear seus arquivos !

No Windows Explorer, selecione os arquivos quer renomear. Você pode clicar e arrastar uma caixa de seleção em torno delas, ou selecioná-los individualmente mantendo pressionada a tecla Ctrl e clicando nos arquivos .

Uma vez que os aquivos selecionados estão destacadas, pressione o F2, ou o clique com o botão direito do mouse em um dos arquivos e selecione renomear. Toda seleção dos aquivos desaparecerá à exceção de uma, mas não se apavore: escreva no espaço o novo nome e o clique entra. Um arquivo será nomeado “seutexto” e os outros terão números seqüenciais no formato meste formato: “seutexto(1)” e do “seutexto(2)” e assim por diante. Extenções de arquivo como .gif, .jpg, ou .doc permanecerão intactos, assim que você pode renomear tipos diversos de arquivos de uma única.




traduzido de Yahoo! Tech