27.5.06

Recupere arquivos deletados acidentalmente

Entre as versões 5 e 6.22 do velho DOS, o sistema operacional da Microsoft que antecedeu o Windows e coexistiu com ele durante algum tempo, existia um comando externo chamado Undelete (literalmente, ?desapagar?). O programinha, que já tirou muita gente de apuros, era capaz de, como seu nome sugere, recuperar arquivos apagados indevidamente do computador.

Isso era possível porque, quando mandamos excluir um arquivo, o sistema operacional não o apaga completamente ? apenas marca o coitado como indesejado para que outras coisas possam ser gravadas naquele espaço quando necessário. Assim, se você não gravar mais nada no disco ou se tiver a sorte de tudo o que gravar ser depositado em outras áreas que não aquela previamente ocupada pelos arquivos apagados, será possível recuperá-los com uma ferramenta como o Undelete.

Nas versões mais novas do Windows, o advento da ?lixeira? aparentemente tornou o Undelete desnecessário, determinando sua remoção do pacote. Mesmo que você copie o programa de um DOS antigo ele se recusa a funcionar. Ora, mas e se você acidentalmente apagar um arquivo de um disco removível ou cartão de memória, onde a lixeira não atua? Ou se optar por excluir um sem passar pela lixeira(continue lendo).



Via WNews